Notícias

Soluções para fluxo em linha nos setores de manufatura e montagem

Os benefícios dos sistemas de manufatura de fluxo em linha são bastante divulgados, mas para muitas empresas com pequeno volume de produção ou que fabricam produtos muito pesados, uma linha de produção automatizada é apenas um sonho inalcançável.

Até pouco tempo atrás, esse era o caso. Mas agora a MasterMover desenvolveu uma linha de rebocadores modulares semiautomáticos que proporcionam aos fabricantes de equipamentos pesados uma solução de baixo custo para a produção contínua.

Em todos os cantos do setor manufatureiro, a clara mensagem dos gestores às empresas é: ‘Aumentem a produtividade e reduzam os custos.’ Em resposta, equipes de engenharia de projetos em companhias de todas as formas e tamanhos veem na indústria automotiva o modelo ideal de produção eficiente.
Frequentemente, porém, eles acabam perplexos, imaginando como técnicas automotivas poderiam ser aplicadas à produção de uma mineradora de 50 toneladas ou de um scanner médico de 15 toneladas.

É aí que a MasterMover entra em cena. Há 20 anos somos líderes de mercado em sistemas especializados de rebocagem. Nossos rebocadores electricos transferem itens pesados em fábricas e armazéns no mundo inteiro.

Nossas equipes técnicas perceberam uma crescente demanda por sistemas de fluxo em linha da parte de clientes que fabricam pequeno volume de produtos pesados. Apavorados pelos custos com engenharia customizada cotados por empresas de integração de sistemas, esses clientes começaram a se voltar para a MasterMover em busca de uma solução que não estoure seus orçamentos para despesas de capital.

Ao passo que as soluções comuns forçavam os fabricantes a investir em gabaritos de produção inteiramente novos, com sistemas transportadores integrados, a MasterMover decidiu oferecer um sistema transportador externo que pode ser facilmente conectado a gabaritos com rodas já existentes. Essa abordagem não somente libera capital que seria gasto com dispendiosos sistemas de veículos guiados manualmente (MGV) personalizados, mas também proporciona uma medida de flexibilidade e proteção à produtividade que um MGV tradicional não consegue equiparar.

O projeto básico do PS300+ é centrado num princípio modular, que permite aos usuários conectar sem fio até 12 unidades rebocadoras. Como cada unidade é capaz de deslocar uma carga de 30.000 kg, a potência de 12 máquinas trabalhando em conjunto abre a possibilidade de mover unidades individuais de carga pesando até incríveis 360.000 kg.

Essas mesmas máquinas podem depois ser acionadas independentemente para cargas menores e mais leves. Para clientes que procuram transportar um produto pesado ao longo da linha de produção, unidades PS3000+ podem ser usadas para mover uma série de skids com rodas.

Por meio de comunicação sem fio e sistemas de escaneamento de última geração, as unidades PS3000+ trabalham em conjunto para gerar um fluxo pulsado de produção. Se qualquer unidade na linha falhar, pode ser trocada por outra em segundos. Não se pode dizer o mesmo de um MGV tradicional.

Há inúmeros exemplos de linhas de produção que param por completo enquanto os engenheiros tentam freneticamente consertar ou remover uma unidade MGV defeituosa. A flexibilidade do PS3000+ também permite que ele seja acionado de outro ponto na linha de produção nos intervalos entre os pulsos. Qualquer carga com rodas, que respeite o limite de peso e tenha a placa de engate necessária pode ser transferida com o PS3000+

Para empresas que fabricam pequeno volume de produtos pesados, o sistema MasterMover abre as portas para implantar linhas de produção contínua flexíveis e com custos de capital moderados. Ao mesmo tempo, ajuda esses fabricantes a se distanciar de métodos de transporte demorados e pouco seguros, como empilhadeiras e guindastes, e substituí-los por um sistema operado a pé, altamente seguro e eficiente.

« Volte à secção de imprensa

Publicado : 26/02/2019

Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies.